Água doce vs água salgada (Akoya)
Falando em pérolas de água doce, pode-se pensar em uma categoria de pérolas inferiores, de tamanho pequeno e formato irregular.
Esse pode ter sido o caso há dez anos.
Para muitos anos, as fazendas de pérolas de água doce da China produziam apenas “arroz” de baixa qualidade. pérolas, enquanto as pérolas de água do mar eram mais esféricas e de melhor qualidade. Nos últimos anos, assistimos a melhorias contínuas nas técnicas de cultivo e processamento de pérolas chinesas de água doce. A partir da década de 1990, a China surpreendeu o mercado com produtos que estão revolucionando a perolização. As pérolas de água doce estão gradualmente se tornando um forte concorrente de suas contrapartes de água salgada. O grande valor das pérolas de água doce em relação às pérolas de água do mar reside nos seguintes 7 aspectos:
Espessura do revestimento de nácar
As pérolas cultivadas de água do mar começam com uma concha redonda núcleo, que é introduzido na ostra pelo homem. A ostra, com o tempo, secreta cálcio (nácar), que cobre o núcleo. Geralmente, em todas as variedades de pérolas de água do mar, o revestimento de nácar das pérolas japonesas Akoya é o mais fino - cerca de meio milímetro de espessura, o segundo revestimento de nácar mais fino é o das pérolas do Taiti - cerca de 2 a 3 milímetros de espessura. As pérolas do Mar do Sul são mais espessas - de 2 a 6 milímetros. Em contraste com as pérolas cultivadas em água do mar, as pérolas de água doce são todas pérolas - este é o maior ponto de venda das pérolas de água doce. Devido ao fato de não haver núcleo inserido nas pérolas de água doce, nossas pérolas são todas nácar, ao contrário de suas congêneres de água salgada. Conseqüentemente, o risco de o nácar fino da pérola se desgastar com o tempo não é um problema para as pérolas de água doce.
Em todas as variedades de pérolas de água do mar, apenas as pérolas dos Mares do Sul podem ter uma camada de nácar tão espessa quanto a das pérolas de água doce. Mas, para ter o mesmo revestimento espesso de nácar de uma pérola de água doce de 10 mm (cujo revestimento tem, portanto, 5 mm de espessura), uma pérola do Mar do Sul deve ter 18 mm de tamanho. Você terá que gastar uma pequena fortuna para obtê-lo. Por outro lado, custa apenas uma pequena fração desse dinheiro comprar uma pérola de água doce de alta qualidade de 10 mm.
Cores e formas
Pérolas de água doce têm um encanto especial, pois são oferecidos em uma ampla gama de cores - muito mais variedade do que as pérolas de água do mar. Graças ao conteúdo de uma quantidade muito pequena de elementos metálicos, como cobre, prata, sódio e zinco, as cores das pérolas de água doce são muito diversas, muitas delas invisíveis nas pérolas de água do mar. Alguns são tão raros e incomuns que estão além da imaginação e da expressão. Essas pérolas são sem dúvida muito atraentes para os designers de joias.
As pérolas de água doce podem ser encontradas em todos os formatos possíveis: todas lindas por si mesmas - redondas, gota, arroz, botão, oval, semi-redonda , círculo ou anelado, barroco e semibarroco. Algumas formas são até muito peculiares. Devido à sua popularidade, o formato redondo costuma ser o mais caro, mas como sempre, a preferência pessoal dita o formato que cada cliente achará mais bonito. Na verdade, a forma barroca, assim como a variedade de cores, oferece maior margem de manobra aos joalheiros, embora os agricultores busquem pérolas cultivadas redondas e lisas.
Período de cultivo mais longo
Geralmente, as pérolas do Mar do Sul e do Taiti levam de 2 a 3 anos para se formar. As pérolas japonesas Akoya levam um período mais curto, menos de 2 anos. O período padrão de cultivo das pérolas chinesas de água doce na década de 1980 era de 1,5 a 2 anos. O tempo relativamente curto resultou em tamanho pequeno e baixa qualidade. Mas nos últimos 10 anos, as explorações de pérolas chinesas mudaram a sua forma de cultivar pérolas e deixaram os seus mexilhões implantados permanecerem na água durante muito mais tempo. Hoje em dia, as pérolas chinesas de água doce levam de 3 a 5 a 6 anos antes de estarem prontas para a colheita. Um período de cultivo tão longo leva a pérolas de água doce que são muito maiores em tamanho e qualidade; entretanto, é um teste rigoroso para os produtores de pérolas chineses; paciência e solidez financeira.
Tamanhos comparáveis
Devido às melhorias nas técnicas agrícolas e aos períodos de cultivo mais longos, o tamanho das pérolas chinesas de água doce está se tornando cada vez maior. Tamanhos abaixo de 6 mm, hoje considerados pequenos, estão, na verdade, desaparecendo no mercado. Pérolas grandes de água doce na faixa de 9 a 16 mm são comparáveis às pérolas do Mar do Sul em tamanho, mas mais competitivas em preço. Acreditamos, portanto, que esta categoria de pérolas continuará a ser uma das forças motrizes dos mercados, tal como o fizeram antes.
Qualidade comparável
O as formas, a superfície e o brilho da nova produção chinesa já ultrapassaram a qualidade original da Biwa. Como testemunho da conquista da China, as boas pérolas de água doce são agora suficientemente redondas, limpas e brilhantes o suficiente para se passarem por pérolas japonesas Akoya e do Mar do Sul.
Raridade de pérolas de água doce
A cada ano, milhões de mexilhões são implantados. Mas apenas uma proporção muito pequena vive para produzir pérolas cultivadas de excelente qualidade. Em média, cerca de cinquenta por cento das colheitas não são pérolas comercializáveis. Eles são muito imperfeitos ou defeituosos para serem usados como joias. Menos de um por cento daquelas comercializáveis têm formato, brilho e suavidade perfeitos.
Quanto às pérolas de água doce de alta qualidade e tamanho grande, elas são sem dúvida mais raras. Elas são extremamente raras, basicamente por três razões importantes: uma é que as pérolas de água doce começam com um pequeno pedaço de tecido do manto, e não com um núcleo de concha muito maior como as pérolas de água do mar, portanto, leva excepcionalmente mais tempo para cultivar pérolas de água doce de tamanho grande. Por exemplo, são necessários pelo menos 5 anos para fazer uma pérola de água doce de 10 mm. Muitos agricultores que não são financeiramente fortes o suficiente não conseguem esperar tanto tempo. A segunda razão é que mesmo que você coloque um mexilhão implantado na água por um tempo suficientemente longo, você pode não prever se sua produção será de grande porte. Por algumas razões estranhas e desconhecidas, algumas pérolas simplesmente se recusam a continuar crescendo depois de vários anos. fique no mexilhão. Portanto, os tamanhos grandes sempre representam uma pequena parte da colheita, independentemente da duração do período de cultivo. A terceira razão ainda reside no longo período de cultivo da pérola - qualquer pérola tem maior probabilidade de apresentar defeitos quanto mais tempo permanecer no mexilhão e, portanto, uma pérola de água doce de tamanho grande e perfeita é realmente um evento raro, abençoado. pela Mãe Natureza.
De acordo com a atualidade do mercado, podemos dizer com segurança que pérolas perfeitas de água doce de tamanho grande, como pérolas de água doce de 10 mm, são muito mais raras do que quaisquer pérolas de água do mar do mesmo tamanho e da mesma qualidade.
Preço mais competitivo
A China melhorou os seus métodos de cultivo e técnicas de processamento. Estes dois factores, juntamente com os baixos custos laborais e o grande número de lagos não poluídos na China, criaram uma pérola que é muito mais barata, mas a sua qualidade actualizada rivaliza com a das pérolas de água do mar, mais caras. Estas pérolas de água doce altamente acessíveis oferecem excelente valor, variedade e beleza duradoura. Na verdade, as pérolas dos mexilhões de água doce estão no centro da atividade mais animada da produção de pérolas atualmente.
Não é da nossa natureza enterrar a cabeça, como os avestruzes. Vemos claramente o fato de que a imagem das pérolas de água doce ainda é um pouco inferior à de outras categorias de pérolas. A baixa qualidade ocorre com pérolas de água do mar. Mas a entrada no mercado dessas pérolas de qualidade inferior é controlada estrita e com sucesso pela indústria de pérolas de água do mar, impedindo-as de destruir a imagem perfeita da pérola de água do mar. As pérolas de água doce, por outro lado, ainda não têm esse controle. Produtos de média e baixa qualidade inundam o mercado, deteriorando a imagem da pérola de água doce. Mas concluir que as pérolas de água do mar são superiores às pérolas de água doce simplesmente comparando as pérolas de água do mar de melhor qualidade no mercado com a enxurrada de pérolas de água doce de baixa qualidade não é um jogo justo. Afinal, são os méritos individuais de cada pérola que determinam o valor mais do que a origem da pérola. Como já apontamos muitas vezes, as pérolas de água doce não são apenas “Rice Krispies”, mas também pérolas de alta qualidade, de alto brilho e formato perfeitamente redondo. É um desejo comum entre os membros da indústria chinesa de pérolas de água doce que a imagem das pérolas de água doce seja melhorada através da educação dos clientes e da promoção de pérolas de alta qualidade.
