Introdução às Pérolas
As pérolas tendem a parecer todas iguais para o observador casual. No entanto, diferentes pérolas podem variar muito em qualidade e raridade, dando origem a uma vasta gama de preços de mercado. Antes de investir em um colar de pérolas, você deve primeiro se familiarizar com alguns conhecimentos básicos sobre pérolas.
O que é uma pérola?
Uma pérola é uma joia natural criada por um organismo vivo como uma ostra. Quando um objeto irritante ou estranho é introduzido em uma ostra ou outro molusco, o animal o reveste com uma substância chamada nácar, o mesmo material com o qual constrói sua concha. O nácar é feito de minúsculos cristais de carbonato de cálcio, alinhados de tal forma que a luz é refletida e refratada para produzir um arco-íris de luz e cor. Com o tempo, as camadas de nácar se acumulam para formar uma pérola completa.
1. O que são pérolas cultivadas?
Hoje, as pérolas cultivadas são cultivadas usando um processo semelhante ao das pérolas naturais, exceto que o irritante é colocado no molusco por um técnico qualificado. As pérolas cultivadas em água doce são “nucleadas†com tecidos para que a qualidade das pérolas cultivadas seja o mais próxima possível da pérola natural em crescimento. As pérolas cultivadas em água salgada Akoya, Taiti e Mar do Sul são nucleadas em contas. Isso significa que o nácar é formado em uma conta redonda, resultando em pérolas ainda mais redondas. Pérolas redondas são extremamente raras em pérolas não cultivadas. Hoje, quase todas as pérolas no mercado são cultivadas.
Tipos de pérolas
1. Água doce
- Faixa de tamanho médio: 6mm a 7mm
- Cor: Brancos e pastéis
- Nucleação: Tecido
- Ambiente: Lagoas de água doce
- Cultivadas em: Molusco de concha triangular (Hyriopsis Cumingi)
- Tempo de crescimento: 2 a 6 anos
Notas: Como as pérolas de água doce são nucleadas em tecido, as quanto mais redonda for a pérola, maior será o seu valor. Além disso, as pérolas são consideradas 100% nácar.
2. Akoya
- Faixa média de tamanho: 6 mm a 7 mm
- Cores: Branco com tons sutis
- Nucleação: Conta < li>Ambiente: Baías protegidas de água salgada, lagoas e outros corpos semelhantes
- Cultivado em: Ostra Akoya (Pinctada Fucata)
- Tempo de crescimento: 8 meses a 2 anos
Notas: Existem duas regiões principais para o crescimento de pérolas – China e Japão. Os japoneses criaram o cultivo de pérolas e tinham quase um século de experiência. As pérolas cultivadas na China são mais recentes no mercado e tendem a crescer mais rapidamente. O Akoya japonês possui maior prestígio e valor, enquanto o Akoya chinês tende a ser uma compra mais barata.
3. Mar do Sul
- Faixa média de tamanho: 12mm a 13mm
- Cores: Branco e dourado
- Nucleação: Conta < li>Ambiente: Baías protegidas de água salgada, lagoas e outros corpos semelhantes
- Tempo de crescimento: 20 meses a 2 anos
- Cultivado em: Ostra de lábios prateados e dourados (Pinctada maxima)
Notas: Estas são as maiores pérolas cultivadas. Além disso, são os mais valorizados pela sua raridade. Em relação à cor, quanto mais saturada for a cor dourada, maior será o valor.
4. Taitiano
- Faixa média de tamanho: 10mm a 11mm
- Cores: Cores metálicas que vão do prata ao preto escuro
- Nucleação: Conta< /li>
- Ambiente: Baías protegidas de água salgada, lagoas e outros corpos semelhantes
- Cultivado em: Ostra de lábio preto (Pinctada margaritifera cumingi)
- Tempo de crescimento: 22 a 28 meses< br /> Notas: As pérolas do Taiti são principalmente pretas e são a segunda maior pérola cultivada. Alguns especialistas os combinam com os Mares do Sul, pois são cultivados na mesma parte do mundo. No entanto, a sua aparência é muito diferente e são cultivados dentro de diferentes espécies de moluscos.
2. Aparência e valor da pérola
Cor da pérola
As pérolas cultivadas vêm em uma variedade de cores naturais, desde branco brilhante, tons pastéis coloridos até pretos escuros. Algumas pérolas também recebem tratamento de cor. O tratamento das pérolas é permanente e permite opções de cores que não estavam disponíveis anteriormente. As pérolas Akoya pretas tratadas estão disponíveis em joalherias finas desde a década de 1930.
O tom de uma pérola é o matiz que a pérola reflete em diferentes configurações de luz. A cor e o tom podem ser afetados pela luz ambiente, bem como pela fonte de luz. A luz fluorescente pode realçar mais verdes e azuis, enquanto as lâmpadas incandescentes realçam mais vermelhos. Certas cores e sobretons comandam valores mais altos. Porém, a escolha deve ser feita com base nas características do usuário. tez e sua preferência. Aqui estão algumas cores preferidas para diferentes tipos:
- Água doce: branco brilhante e pastéis
- Akoya: branco com tons rosa, bege ou prateados
- Mar do Sul: Dourado profundamente saturado
- Taitiano: escuro com tons verdes pavão.
Tamanho da pérola
O ditado é que quanto maior a pérola, mais valiosa ela é. Isto é verdade: uma pérola maior com factores de valor semelhantes será mais valiosa do que uma pérola mais pequena. No entanto, existem faixas de tamanho em que o valor aumenta exponencialmente. Por exemplo, Akoya tem em média 6 mm a 7 mm. Como resultado, as pérolas dentro ou abaixo dessa faixa estão mais facilmente disponíveis do que aquelas maiores. Pérolas maiores que a média são mais raras, conforme detalhado abaixo.
Faixas de tamanhos mais raras e valiosas
- Água doce: 7 mm a 8 mm
- Akoya: 7 mm a 8 mm
- Mar do Sul: 12 mm a 13 mm
- Taitiano: 10mm a 11mm
Faixas de tamanho extremamente raras e valiosas
- Água doce : 10 mm e maiores
- Akoya: 9,5 mm e maiores
- Mar do Sul: 15 mm e maiores
- Taitiano: 14 mm e maiores
Lustre
O brilho é um dos fatores mais importantes na avaliação de uma pérola. O brilho ou brilho é o quão bem uma pérola reflete a luz e as imagens. Um exemplo é comparar o brilho a um espelho. Um brilho excepcional terá um brilho espelhado e um reflexo de imagem muito nítido. As imagens refletidas terão linhas limpas. Uma pérola com brilho bom ou excelente será de maior valor.
Roundness
O valor das pérolas cultivadas também é determinado pela sua redondeza. A redondeza normalmente é determinada apenas por inspeção visual. Como as pérolas cultivadas em água doce são nucleadas com tecido, elas tendem a ser menos redondas. No entanto, menos de 20% a 50% das pérolas nucleadas, como Akoya, Tahitian e South Sea, serão verdadeiramente redondas. Algumas pérolas no mercado também são valorizadas por seus formatos únicos (como pérolas em forma de lágrima ou pérolas barrocas de formato grosseiro).
Superfície
A superfície ou o corpo da pérola deve estar relativamente livre de manchas. Como as pérolas são gemas naturais, pequenas manchas superficiais tendem a ocorrer na maioria das pérolas. Uma pérola com bom brilho parecerá menos manchada.
